top of page
Dublin início
Irlanda (Dublin), e Irlanda do Norte (Belfast, The Dark Edges, Dunluce Castle e Giants Causeway)

Dia 1: tarde em Dublin
Esta tarde foi dedicada a explorar as imediações do hotel. Digamos que a zona da O’Connell Street. Tendo dois tours marcados com saída de manhã muito cedo do escritório da Paddywagon na O’Connell Street, marquei o Winn’s Hotel, que fica a 50 metros do local. E, como à chegada me disseram que o pequeno-almoço começava às 07:30 e eu teria de sair mais cedo, explorei as imediações para ver onde poderia resolver o problema.
A zona está repleta de bares, cafés e restaurantes, a maioria de street food, e descobri o PEK que me resolveu o problema, dado que abre diariamente às 6:30.
Percorri então a O’Connell Street desde a O’Connel Bridge até à Abadia Prespiteriana, bem como as ruas perpendiculares. Fiquei a conhecer todas as imediações do hotel, que era o objectivo que tinha para essa tarde.

Parnell Monument

Parnell Monument

Abadia Presbiteriana

Parnell Monument
1/14
Dia 2: Dublin
Este dia foi dedicado a visitar o centro de Dublin. O sol apareceu de manhãzinha e pude apreciar o Monumento O’Connel com outra luz, conferindo-lhe outra beleza. Atravessada a Ponte O’Connel, segui junto ao Rio Liffey metendo-me pelas ruelas estreitas do centro histórico até à Temple Bar Street, atá ao famosíssimo Temple Bar. Era manhã cedo, ainda estava fechado, havia pouca gente na rua e as “lories” faziam a distribuição de bebidas pelos inúmeros bares daquela zona.
Segui então para ver as muitas igrejas do centro de Dublin e o castelo. Passando pela City Hall, entrei na Catedral de Cristo, de que gostei muito, vi de fora a Catedral da Imaculada Conceição, visitei por dentro a Igreja de St. Audoen’s e também a Igreja de S. João. Gostei muito da Igreja de S. João, muito bonita, com um interior riquíssimo e maravilhosos vitrais.
Segui para o Castelo de Dublin e visitei o interior. Gostei, é bonito, mas esperava algo maior, com mais salas.
Terminada esta visita, segui pela Parliament Square até à Estátua de Molly Malone e dei como uma entrada lateral do Trinity College. Tentei visitar a espectacular biblioteca, mas informaram-me que as visitas só teriam início às 8 da tarde. Contornei todo o Trinity College e fui até à Igreja de S. Patrício. Não tão bonita como as que acabara de visitar, mas merecendo claramente uma visita de quem estiver por Dublin.
Depois do almoço visitei o Trinity College. Só o espaço exterior do campus, mas gostei muito. Sente-se que estamos numa universidade do século XVI e compreende-se o peso da excelente reputação mundial que a universidade tem.
Finda a visita regressei à zona da O’Connell Street e explorei melhor as ruas perpendiculares.
O principal de Dublin estava visto.

O'Connel Monument

O'Connel Monument

ruas de Dublin

O'Connel Monument
1/75
Dia 3: Belfast
Foi dia de tour de dia interior a Belfast. Chegados a Belfast, à Praça da City Hall, tivemos oportunidade de fazer um black taxi tour. Um tour guiado num táxi tipicamente inglês, como os que se vêem em Londres, indo onde os autocarros não podem ir, e visitando as zonas da cidade que se referem ao conflito entre católico (republicanos) e protestantes (unionistas).
A vantagem deste tour é que os motoristas, que também guiam a visita, são pessoas que tiveram ligações ao IRA, Exército Republicano Irlandês. Ou eles, ou os pais deles, participaram em acções violentas durante os anos do conflito, que terminou com a acordo de Sexta-Feira Santa, promovido em 1988 pelo então presidente Bill Clinton.
Neste momento, e desde 1988, a população de Belfast (e da Irlanda do Norte) vive em paz e resolve os seus problemas pelo diálogo. Mas recordo-me muito bem do conflitos e dos episódios terrivelmente sangrentos que o marcaram.
Começámos por visitar um bairro protestante, onde era impossível entrar. Os bairros eram dominados por vigilantes armados, que afastavam imediatamente quem não vivesse ali. Muitas vezes a tiro. Hoje os quintais continuam a exibir as babeiras do Reino Unido, da Escócia e do Ulster, mas há murais pintados nas laterias dos prédios que evocam o antigo conflito e celebram a paz e a concórdia. Teve um simbolismo especial esta visita, porque tenho bem presentes na minha memória as imagens de violência que dominaram um conflito que durou décadas.
Seguimos para o muro que separa as partes católicas e protestantes. Existem vários destes muros, mas visitámos o mais alto de todos, onde pudemos escrever uma mensagem de paz. O muro é muito alto para garantir que não há visibilidade de um lado para o outro, porque, no tempo do conflito, quais snipers, os vigilantes atingiam-se reciprocamente das janelas das suas casas, porque estavam em linha de vista.
A estrada que percorre o muro ainda hoje garante a separação entre as duas comunidades, existindo um portão que é fechado todos os dias, e que só está aberto entre as 06:30 e as 20:00 horas.
Gostei muito desta visita guiada pelo homem do táxi preto.
Seguiu-se algum tempo na Praça da City Hall, para comer alguma coisa, porque a tarde foi toda passada na Titanic Experience, um museu multimédia construído em 2012 para comemorar o centenário do desastre do Titanic. É um edifício de traça artística com uma exposição muito bem conseguida, com tudo a funcionar na perfeição, à boa moda britânica. A exposição vai desde a ideia pela White Star de construir o Titanic, e o seu gémeo, o Olimpic, passando pela construção de uma doca seca nova, enorme, para albergar os 2 navios em construção. Segue a fase de projecto, com um exército de desenhadores a projectá-lo. A parte da construção leva-nos num circuito onde o som e o ambiente nos transportam para um estaleiro de construção naval. Segue-se o lançamento à água, as provas de mar, a partida para Southampton e a viagem inaugural, que terminou em tragédia.
O acidente é bem descrito e a exposição termina com a busca pelos destroços.
Foi um dia que valeu a pena.

Belfast, bairro protestante

Belfast, bairro protestante

Belfast, Titanic Experience

Belfast, bairro protestante
1/23
Dia 4: Giant's Causeway
Tour à Calçada dos gigantes. Saímos de Dublin passando por Belfast e a primeira paragem foi nas Dark Edges, uma zona com uma estrada estreita ladeada por árvores altas, com os ramos a terminarem em pontas negras. É daí que vem o nome de Dark Edges, que inspiraram o Game of Thrones, com uma cena filmada nessa estrada.
Seguiu-se o Castelo de Dunluce, ou Fortaleza da Colina, as ruínas de um castelo medieval junto ao mar, na costa norte da Ilha da Irlanda.
Daí partimos para o ponto alto do dia, a Calçada dos Gigantes, ou Giant’s Causeway. É um conjunto de cerca de 40 000 colunas prismáticas de basalto, encaixadas como se formassem uma enorme calçada de pedras gigantescas, formadas pela disjunção prismática de uma grande massa de lava basáltica resultante de uma erupção vulcânica ocorrida há cerca de 60 milhões de anos. A formação está localizada na costa da Irlanda do Norte, a cerca de 3 quilómetros a norte da vila de Bushmills (passámos perto mas não visitámos), no condado de Antrim, Irlanda do Norte. Foi declarada como Património da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura - UNESCO em 1986 sob o nome de "Calçada do Gigante e sua Costa", e como Reserva Natural em 1987.
É uma formação muito bonita, um exemplo de como a natureza nos pode surpreender com formações que só julgávamos possíveis se feitas pela mão humana. O local está muito bem preservado. Para quem não quiser fazer a caminhada até à formação rochosa, há um autocarro que faz um vai e vem, que nos leva da entrada até lá. Existem vários vigilantes que vão alertando os turistas que se afoitam para zonas perigosas, altas e escorregadias, dando-lhes ordem imediata para saírem dali. E vão ajudando quem tem mais dificuldade, indicando a pedra onde devemos pôr o próximo pé. Muito bem organizado.
Dali partimos para uma paragem de uma hora em Belfast (nunca na vida tinha imaginado ir lá dias vezes), na Praça da City Hall, chegando de regresso a Dublin às 20:15.
Uma beleza natural a não perder e que tive a felicidade de ver.

The Dark Edges

Castelo Dunluce

centro de Belfast
City Hall

The Dark Edges
1/17
Dia 5: regresso algo atribulado
Com o voo de regresso às 18:45, tinha previsto visitar a Guinness Warehouse nesse dia. Todavia recebi na véspera duas mensagens da Aer Lingus alertando para problemas no aeroporto de Lisboa no dia seguinte (6ª feira) e que se prolongariam até domingo. Falavam de uma operação de engenharia programada da Menzies, e que poderia haver atraso na entrega das bagagens. A Aer Lingus informava que pretendia fazer todos os voos programados, mas oferecia a possibilidade de remarcação grátis dos voos, o que me deixou preocupado. Veio-me logo à ideia uma greve, mas isso não era referido nas mensagens.
A possibilidade de ver o voo cancelado era real, e isso poderia forçar-me a estar mais uns dias em Dublin, sem ter hotel reservado, nem programa para esses dias.
Fiquei preocupado e segui o voo da manhã da Aer Lingus para Lisboa. Seria a pedra de toque. Esse voo iria reportar se havia problemas no aeroporto de Lisboa e, caso houvesse, o cancelamento do voo era uma possibilidade.
Percebendo que esse voo tinha chegado a Lisboa e partido de volta a Dublin, sem ter recebido mais alertas da Aer Lingus, acreditei que o voo da tarde se faria. Todavia, se houvesse algum problema, eu queria estar no aeroporto para tratar logo do assunto com a Aer Lingus, pelo que decidi não ver nada nesse dia e ir ainda durante a manhã para o aeroporto.
Só fiquei descansado quando, por volta das 14:30, o meu voo da Aer Lingus para Lisboa apareceu anunciado no painel das partidas.
Chegado a Lisboa fiquei a saber o que se passava: uma greve do pessoal da Menzies. Que não me afectou muito, apenas demorou a entrega das bagagens cerca de uma hora.
Dublin Fotos
Fotos 2025 - Dublin, Belfast e Giant's Causeway
![]() Parnell Monument | ![]() Parnell Monument | ![]() Parnell Monument | ![]() O'Connel Street |
---|---|---|---|
![]() O'Connel Street | ![]() O'Connel Street | ![]() O'Connel Bridge | ![]() O'Connel Bridge |
![]() O'Connel Street | ![]() D'Olier Street | ![]() O'Connel Street | ![]() ruas de Dublin |
![]() ruas de Dublin | ![]() O'Connel Street | ![]() O'Connel Street | ![]() O'Connel Street |
![]() O'Connell Monument | ![]() O'Connell Monument | ![]() O'Connell Monument | ![]() O'Connell Monument |
![]() O'Connell Monument | ![]() O'Connell Monument | ![]() Abadia Presbiteriana | ![]() Abadia Presbiteriana |
![]() Abadia Presbiteriana | ![]() RB801226-sharpen-denoise | ![]() Abadia Presbiteriana | ![]() Abadia Presbiteriana |
![]() O'Connel Street | ![]() Rio Liffey | ![]() Rio Liffey | ![]() Rio Liffey |
![]() O'Connell Monument | ![]() O'Connell Monument | ![]() O'Connell Monument | ![]() O'Connell Monument |
![]() O'Connell Monument | ![]() ruas de Dublin | ![]() ruas de Dublin | ![]() ruas de Dublin |
![]() ruas de Dublin | ![]() ruas de Dublin | ![]() ruas de Dublin | ![]() ruas de Dublin |
![]() ruas de Dublin | ![]() ruas de Dublin | ![]() RB801310-sharpen-denoise | ![]() ruas de Dublin |
![]() ruas de Dublin | ![]() ruas de Dublin | ![]() ruas de Dublin | ![]() ruas de Dublin |
![]() ruas de Dublin | ![]() ruas de Dublin | ![]() ruas de Dublin | ![]() ruas de Dublin |
![]() Temple Bar Street | ![]() Temple Bar Square | ![]() ruas de Dublin | ![]() ruas de Dublin |
![]() Temple Bar | ![]() Temple Bar | ![]() ruas de Dublin | ![]() ruas de Dublin |
![]() ruas de Dublin | ![]() ruas de DublinCity Hall | ![]() ruas de DublinCity Hall | ![]() ruas de Dublin |
![]() ruas de Dublin | ![]() ruas de Dublin | ![]() ruas de Dublin | ![]() ruas de Dublin |
![]() Christ Church | ![]() Christ Church | ![]() Christ Church | ![]() Christ Church |
![]() Christ Church | ![]() Christ Church | ![]() Christ Church | ![]() Christ Church |
![]() Christ Church | ![]() Christ Church | ![]() Christ Church | ![]() Christ Church |
![]() Christ Church | ![]() Christ Church | ![]() Christ Church | ![]() Christ Church |
![]() Christ Church | ![]() Christ Church | ![]() Christ Church | ![]() Christ Church |
![]() Christ Church | ![]() Christ Church | ![]() Christ Church | ![]() Christ Church |
![]() Christ Church | ![]() Christ Church | ![]() Christ Church | ![]() Christ Church |
![]() St Audoen's Church | ![]() St Audoen's Church | ![]() St Audoen's Church | ![]() St Audoen's Church |
![]() St Audoen's Church | ![]() St Audoen's Church | ![]() St Audoen's Church | ![]() St Audoen's Church |
![]() St Audoen's Church | ![]() St Audoen's Church | ![]() St Audoen's Church | ![]() St Audoen's Church |
![]() St Audoen's Church | ![]() Igreja de S. João | ![]() Igreja de S. João | ![]() Igreja de S. João |
![]() Igreja de S. João | ![]() Igreja de S. João | ![]() Igreja de S. João | ![]() Igreja de S. João |
![]() Igreja de S. João | ![]() Igreja de S. João | ![]() Igreja de S. João | ![]() Igreja de S. João |
![]() Igreja de S. João | ![]() Igreja de S. João | ![]() Igreja de S. João | ![]() Igreja de S. João |
![]() Igreja de S. João | ![]() Igreja de S. João | ![]() Igreja de S. João | ![]() Igreja de S. João |
![]() Igreja de S. João | ![]() Igreja de S. João | ![]() Igreja de S. João | ![]() Igreja de S. João |
![]() Igreja de S. João | ![]() Castelo de Dublin | ![]() Castelo de Dublin | ![]() Castelo de Dublin |
![]() Castelo de Dublin | ![]() Castelo de Dublin | ![]() Castelo de Dublin | ![]() Castelo de Dublin |
![]() Castelo de Dublin | ![]() Castelo de Dublin | ![]() Castelo de Dublin | ![]() Castelo de Dublin |
![]() Castelo de Dublin | ![]() Castelo de Dublin | ![]() Castelo de Dublin | ![]() Castelo de Dublin |
![]() Castelo de Dublin | ![]() Castelo de Dublin | ![]() Castelo de Dublin | ![]() Castelo de Dublin |
![]() ruas de Dublin | ![]() ruas de Dublin | ![]() ruas de Dublin | ![]() ruas de Dublin |
![]() ruas de Dublin | ![]() ruas de Dublin | ![]() ruas de Dublin | ![]() ruas de Dublin |
![]() ruas de Dublin | ![]() ruas de Dublin | ![]() ruas de Dublin | ![]() ruas de Dublin |
![]() Igreja de Santo André | ![]() Igreja de Santo André | ![]() Igreja de Santo André | ![]() Igreja de Santo André |
![]() ruas de Dublin | ![]() ruas de Dublin | ![]() ruas de Dublin | ![]() ruas de Dublin |
![]() DublinPraça do Parlamento | ![]() DublinPraça do Parlamento | ![]() DublinPraça do Parlamento | ![]() DublinPraça do Parlamento |
![]() ruas de Dublin | ![]() ruas de Dublin | ![]() ruas de Dublin | ![]() estátua de Molly Malone |
![]() estátua de Molly Malone | ![]() Trinity College | ![]() Trinity College | ![]() Trinity College |
![]() Trinity College | ![]() Trinity College | ![]() Trinity College | ![]() Trinity College |
![]() Trinity College | ![]() Trinity College | ![]() Trinity College | ![]() Trinity College |
![]() Trinity College | ![]() Trinity College | ![]() Trinity College | ![]() ruas de Dublin |
![]() ruas de Dublin | ![]() ruas de Dublin | ![]() ruas de Dublin | ![]() Temple Bar |
![]() Temple Bar | ![]() Temple Bar | ![]() Temple Bar | ![]() ruas de Dublin |
![]() ruas de Dublin | ![]() ruas de Dublin | ![]() ruas de Dublin | ![]() ruas de Dublin |
![]() ruas de Dublin | ![]() Belfast, bairro protestante | ![]() Belfast, bairro protestante | ![]() Belfast, bairro protestante |
![]() Belfast, bairro protestante | ![]() Belfast, bairro protestante | ![]() Belfast, bairro protestante | ![]() Belfast, bairro protestante |
![]() Belfast, bairro protestante | ![]() Belfast, bairro protestante | ![]() Belfast, bairro protestante | ![]() Belfast, bairro protestante |
![]() Belfast, bairro protestante | ![]() Belfast, muro que divide a cidade | ![]() Belfast, muro que divide a cidade | ![]() Belfast, muro que divide a cidade |
![]() Belfast, muro que divide a cidade | ![]() Belfast, muro que divide a cidade | ![]() Belfast, muro que divide a cidade | ![]() Belfast, muro que divide a cidade |
![]() Belfast, muro que divide a cidade | ![]() Belfast, muro que divide a cidade | ![]() Belfast, muro que divide a cidade | ![]() Belfast, muro que divide a cidade |
![]() Belfast, muro que divide a cidade | ![]() Belfast, muro que divide a cidade | ![]() Belfast, muro que divide a cidade | ![]() Belfast, muro que divide a cidade |
![]() Belfastrua com portão que separa as comunidades católica e protestante | ![]() Belfastrua com portão que separa as comunidades católica e protestante | ![]() Belfastrua com portão que separa as comunidades católica e protestante | ![]() Belfastrua com portão que separa as comunidades católica e protestante |
![]() Belfast | ![]() Belfast | ![]() Belfast, City Hall | ![]() Belfast, City Hall |
![]() Belfast, City Hall | ![]() The Titanic Experience | ![]() The Titanic Experience | ![]() The Titanic Experience |
![]() The Titanic Experience | ![]() The Titanic Experience | ![]() The Titanic Experience | ![]() The Dark Edges |
![]() Castelo Dunluce | ![]() Castelo Dunluce | ![]() Castelo Dunluce | ![]() vista do Castelo Dunluce |
![]() Castelo Dunluce | ![]() Castelo Dunluce | ![]() costa norte da Irlanda | ![]() costa norte da Irlanda |
![]() Calçada dos Gigantes | ![]() Calçada dos Gigantes | ![]() Calçada dos Gigantes | ![]() Calçada dos Gigantes |
![]() Calçada dos Gigantes | ![]() Calçada dos Gigantes | ![]() Calçada dos Gigantes | ![]() Calçada dos Gigantes |
![]() Calçada dos Gigantes | ![]() Calçada dos Gigantes | ![]() Calçada dos Gigantes | ![]() Calçada dos Gigantes |
![]() Calçada dos Gigantes | ![]() Calçada dos Gigantes | ![]() Calçada dos Gigantes | ![]() Calçada dos Gigantes |
![]() Calçada dos Gigantes | ![]() Calçada dos Gigantes | ![]() Calçada dos Gigantes | ![]() Calçada dos Gigantes |
![]() Calçada dos Gigantes | ![]() Calçada dos Gigantes | ![]() Calçada dos Gigantes | ![]() Belfast, City Hallestátua Rainha Vitoria |
![]() Belfast, City Hall | ![]() Belfast, City Hallestátua Rainha Vitoria | ![]() Belfast, City Hallestátua Rainha Vitoria | ![]() centro de Belfast |
![]() centro de Belfast | ![]() centro de Belfast |
vídeos Dublin
vídeos - Dublin e Belfast
Dia 0: 1ª tarde em Dublin
Dia 1: Dublin - parte 1
Dia 1: Dublin - parte 2
Dia 2: Belfast
Dia 3: Calçada dos Gigantes
bottom of page