top of page
Turquem início
Turquemenistão (Ashgabat, Niza, Dashoguz, e Kunya Urgench), Mar de Aral visto no Uzbequistão (Nukus e Moynaq) e Cazaquistão (Almaty e Astana)

Dia 1: Ashgabat
Aterrámos em Ashgabat às duas da manhã e, após duas horas de burocracia para tratar dos vistos, chegámos ao hotel às 05:30. No caminho do aeroporto até ao hotel, mesmo alta madrugada, vimos as iluminações dos edifícios e algumas rotundas por onde passámos. Pensei para mim: já valeu e vai valer esta viagem só pelo que já vi e sei que vou ver em Ashgabat.
Como tivemos a manhã para descansar e não consegui adormecer, fui apreciando a vista arrebatadora que tinha do meu quarto de hotel. Impressionante. Uma capital onde só carros de cor clara podem circular, quase sem semáforos porque os carros dos não residentes não podem entrar na cidade para evitar congestionamentos de trânsito, e uma cidade monumental sem pessoas na rua.
O Turquemenistão é o 2º país mais fechado do mundo, a seguir à Coreia do Norte, o nosso guia pedia que não lhe fizéssemos perguntas difíceis porque não iria responder, e vimos uma coisa surreal, que é aquela cidade que nos esmaga pela sua monumentalidade.
Da parte da tarde visitámos vários pontos de interesse, entre eles uma roda de observação do tipo London Eye completamente vazia, mesmo em frente ao Museu de Belas Artes, a que se chega por uma ampla avenida onde não se vê vivalma. Nem carros nem pessoas.
Seguiu-se o monumento aos Heróis da II Guerra Mundial, numa espaço enorme, muito amplo, construído em 2007 e que é mais uma demonstração de poder económico.
Seguiu-se uma visita rápida à Mesquita Ertugrul Gaz, uma cópia mais pequena que a Mesquita Solimão em Istambul, e culminámos o dia no Monumento à Independência, que é o ex-libris da cidade. Uma alameda enorme e ampla, rodeada de parques verde, com uma torre no centro e duas dezenas de estátuas negras e douradas que exaltam os nomes mais brilhantes da nação turcomena. Ver imagens é uma coisa, ver ao vivo, é totalmente diferente. Sentimo-nos pequeninos ao ver tanta beleza, tanto poder económico e a vontade de construir uma capital que verdadeiramente esmaga os visitantes.

Ashgabat

Ashgabat

Memorial à Independência

Ashgabat
1/29
Dia 2: Ashgabat
Neste segundo dia fomos visitar o Panteão, que fica no mesmo espaço que a grandiosa Mesquita de Kipchak. São edifícios de pedra e cúpulas douradas, que reflectem o sol mostrando um brilho que se coaduna com a dignidade que se pretendeu dar ao local. Ambos são magníficos e exibem uma riqueza que nos impressiona.
A mesquita é lindíssima, dominando os tons amarelos e laranja.
Para terminar o dia saímos da cidade e fomos visitar as ruínas da Fortaleza de Nisa.

Panteão

Panteão

Ashgabat à noite

Panteão
1/23
Dia 3: Ashgabat - Dashoguz - Nukus
Embora o Mar de Aral fosse uma atracção interessante deste programa, ir até lá revelou-se penoso para aquilo que acabámos por ver.
De manhã cedo apanhámos o voo da Turkemenistan Airlines para Dashoguz, onde visitámos a Mesquita Hezreti Osman e as ruínas de Kunya Urgench.
Na parte da tarde fizemos a viagem de autocarro para Nukus, cruzando a fronteira terrestre com o Uzbequistão.

Mesquita Hezreti Osman
Dashoguz

Mesquita Hezreti Osman
Dashoguz


Mesquita Hezreti Osman
Dashoguz
1/17
Dia 4: Nukus - Mar de Aral
Depois de dormir em Nukus, já no Uzbequistão, tivemos pela frente o dia mais duro desta viagem. Um dia de viagem em jipe 4x4 até um yurt camp sem condições, onde chegámos já noite dentro.
Fizemos algumas paragens para ver coisas com pouco interesse, como uma antiga pista de aterragem que servia uma instalação industrial, que tinha uma bomba para manter a pressão num gasoduto que leva gás natural até à Rússia.
De resto, este dia foi um suplício. O pior dia desta viagem, que já propusemos ser alterado em edições futuras.



Mar de Aral

1/8
Dia 5: Mar de Aral
Dormimos horrivelmente num yurt camp sem condições, mas como era só uma noite, todos aceitámos quando atempadamente fomos informados pela agência que assim seria.
Depois das 5 da manhã tivemos o nascer do sol e pudemos contemplar a paisagem à frente do yurt camp, onde tínhamos chegado já noite escura e que não tínhamos podido ver.
À nossa frente o Mar de Aral, talvez a 1 km de distância do campo e várias dezenas de metros mais abaixo do que aquilo que, em tempos foi o seu nível habitual.
Descemos nos jipes para ver melhor. É uma sensação estanha, ver um mar que encolheu tanto que quase desapareceu, e que ficou tão salgado e tão poluído, que não é utilizável para actividades humanas.
Em seguida fomos pelo deserto até Moynaq, para ver o cemitério de navios. 3 horas de viagem por um deserto e com os jipes a perderem-se porque ali não é hábitos usarem GPS. Uma verdadeira decepção, porque esperávamos ver os navios em seco, como aliás estão, mas num lugar isolado, onde tivesse ficado naturalmente. Ao contrário, o que vimos foi tudo preparado para um festival de música, alterando totalmente a cena dos navios assentes no fundo, que ali deviam estar como consequência natural das asneira feita pela engenharia soviética.

Mar de Aral

Mar de Aral

Mar de Aral

Mar de Aral
1/9
Dia 6: Nukus -Almaty, 1º dia em Almaty
Neste dia fizemos o voo da Uzbekistan Airways de Nukus para Almaty, onde chegámos antes do almoço.
De tarde visitámos o excelente Museu do Estado do Cazaquistão e subimos de teleférico até ao Parque Kok-Tobe, que é uma das maiores atracções da cidade, cheio de alegria e diversões, com uma vista soberba sobre a cidade.
Este primeiro dia em Almaty deixou-nos uma nova impressão, acima de tudo de alegria. No Turquemenistão não vimos essa alegria, as pessoas parecem mais apáticas. Na parte do Uzbequistão onde estivemos, e que é mais pobre e muito diferente das cidades da Rota da Seda onde estive no ano anterior, a vida dura também não propicia grandes manifestações de alegria. Mas em Almaty, que foi a cidade mais “ocidental” que vimos neste programa, as coisas são muito diferentes. Há jovens alegres por todo o lado, dança-se na rua, há diversão no parque, é um ambiente completamente diferente do que encontrámos em todos os outros lugares que visitámos.

Almaty

Almaty

Almaty

Almaty
1/19
Dia 7: 2º dia em Almaty
Dia totalmente dedicado à cidade de Almaty, antiga capital do Cazaquistão.
Começámos por visitar o Magnífico Memorial da Glória, um monumento imponente que pretende honrar todos os que caíram pelo país. E seguimos, mesmo ali ao lado, para a Catedral da Ascensão, uma obra prima da arquitectura religiosa.
As igrejas ortodoxas são sempre muito impressionantes pela iconóstase, o painel de ícones existente em todos templos ortodoxos. Chegámos no final do serviço religioso, tivemos de esperar que terminasse, o que nos permitiu ver a religiosidade dos fiéis e os actos finais dos celebrantes, com a música de fundo a tornar a nossa visita ainda mais sensorial.
Da parte da tarde visitámos o Museu de Instrumentos Musicais, que tem uma colecção riquíssima que eu nunca poderia imaginar, e no final da visita um grupo musical local fez uma extraordinária actuação para nós, no pequeno auditório do museu.
Seguimos para o Bazar Zeleny, um mercado onde, tomando atenção às caras dos vendedores, podemos apreciar a diversidade étnica do Cazaquistão.
E terminámos o dia numa exibição com aves de rapina. Foi bom mas num espaço mais amplo seria melhor, apesar de se ficar a maior distância das aves, o que tornaria mais difícil apreciá-las.

Memorial da Glória

Memorial da Glória

show com aves de rapina

Memorial da Glória
1/29
Dia 8: Astana
De manhã fizemos o voo da Air Astana de Almaty para Astana, agora chamada de Nur Sultan, a nova capital do Cazaquistão, construída onde, há 20 anos, havia um descampado.
Foi construída para dar ao país uma capital que impressiona pela sua arquitectura monumental e pela sua riqueza, para se coadunar com a imagem de país rico que o Cazaquistão quer ostentar.
As três grandes cidades, capitais ou ex-capitais que visitámos, Ashgabat, Almaty e Astana, são todas muito diferentes umas das outras. Ashgabat pelo que exibe como imagem de um regime político isolacionista. Almaty pela ocidentalidade e cosmopolitismo. Astana pela riqueza que ostenta. Circular pelas avenidas de Astana, para ir almoçar e depois para fazermos a primeira visita, pôs perante os nossos olhos uma cidade poderosa que nunca imaginei que pudesse existir.
Depois do almoço o magnifico Teatro Nacional, de uma riqueza interior inimaginável para quem vê o edifício só por fora, e fomos até à lindíssima Torre Bayterk, que é um miradouro fabuloso sobre a cidade. Pena que os vidros espelhados nos dificultem a vista, mas foi uma experiência que nunca vou esquecer.
Visitámos apenas duas atracções nesta tarde em Astana, mas ficámos todos rendidos À cidade, e com fome de ver mais coisas nos dias seguinte.

Teatro Nacional do Cazaquistão

Teatro Nacional do Cazaquistão

Torre Bayterek

Teatro Nacional do Cazaquistão
1/17
Dia 9: Astana
Dia totalmente dedicado à cidade de Astana. Começámos por ver o Centro de Exposições e Congressos de fora, seguindo para o Centro Espacial Nacional. Não é um centro espacial, mas sim um museu que exibe modelos de naves espaciais que têm sido lançadas a partir do cosmódromo de Baikonur, que fica na outra ponta do país. Exibe os foguetões do programa especial russo e tem uma réplica do Bhuran, o vaivém espacial soviético construído como resposta ao Space Shuttle americano, e que só realizou um voo.
Seguiu-se a Grande Mesquita de Astana, a maior mesquita da Ásia Central, enorme e magnífica. Dominam os tons de azul, a cor da bandeira nacional. Não será tão grande como a Mesquita do Sheik Zayed no Abu Dhabi, mas impressiona pelo espaço tão grande e pela riqueza da decoração.

Centro de Exposições

Centro de Exposições

Astana

Centro de Exposições
1/34
Dia 10: Astana
Último dia. Igreja da Ascensão é tão magnifica que rivaliza com as melhores que vi em Moscovo e S. Petersburgo.
Seguiu-se o Museu Militar e o Museu da Paz e Reconciliação.
Da parte da tarde o Museu Nacional, a Praça da Paz e a Mesquita Hazrat Sultan.
O que nos esmaga em Astana é que todos os museus são soberbos, as exposições têm enorme qualidade, todos pedem meças aos melhores museus espalhados pelo mundo.

Igreja da Ascensão

Igreja da Ascensão

Mesquita Hazrat Sultan

Igreja da Ascensão
1/53
Turquem fotos
Fotos 2025 - Turquemenistão, Mar de Aral e Cazaquistão
![]() Ashgabat | ![]() Ashgabat | ![]() Ashgabat | ![]() Ashgabat |
---|---|---|---|
![]() Ashgabat | ![]() Ashgabat | ![]() Ashgabat | ![]() Ashgabat |
![]() Ashgabat | ![]() Ashgabat | ![]() Ashgabat | ![]() Ashgabat |
![]() Ashgabat | ![]() Ashgabattodas as avenidas vazias! | ![]() Ashgabat | ![]() Ashgabat |
![]() Ashgabat | ![]() Ashgabat | ![]() Ashgabat | ![]() Ashgabat |
![]() Ashgabat | ![]() Ashgabat | ![]() AshgabatMonumento aos Heróis da II Guerra Mundial | ![]() AshgabatMonumento aos Heróis da II Guerra Mundial |
![]() AshgabatMonumento aos Heróis da II Guerra Mundial | ![]() AshgabatMonumento aos Heróis da II Guerra Mundial | ![]() AshgabatMonumento aos Heróis da II Guerra Mundial | ![]() AshgabatMonumento aos Heróis da II Guerra Mundial |
![]() AshgabatMonumento aos Heróis da II Guerra Mundial | ![]() AshgabatMonumento aos Heróis da II Guerra Mundial | ![]() AshgabatMonumento aos Heróis da II Guerra Mundial | ![]() AshgabatMonumento aos Heróis da II Guerra Mundial |
![]() AshgabatMonumento aos Heróis da II Guerra Mundial | ![]() AshgabatMesquita Ertugrul Gaz | ![]() AshgabatMesquita Ertugrul Gaz | ![]() AshgabatMesquita Ertugrul Gaz |
![]() AshgabatMesquita Ertugrul Gaz | ![]() AshgabatMesquita Ertugrul Gaz | ![]() AshgabatMesquita Ertugrul Gaz | ![]() Ashgabat |
![]() Ashgabat | ![]() AshgabatMonumento à Independência | ![]() AshgabatMonumento à Independência | ![]() AshgabatMonumento à Independência |
![]() AshgabatMonumento à Independência | ![]() AshgabatMonumento à Independência | ![]() AshgabatMonumento à Independência | ![]() AshgabatMonumento à Independência |
![]() AshgabatMonumento à Independência | ![]() AshgabatMonumento à Independência | ![]() AshgabatMonumento à Independência | ![]() AshgabatMonumento à Independência |
![]() AshgabatMonumento à Independência | ![]() AshgabatMonumento à Independência | ![]() AshgabatMonumento à Independência | ![]() AshgabatMonumento à Independência |
![]() AshgabatMonumento à Independência | ![]() AshgabatMonumento à Independência | ![]() AshgabatMonumento à Independência | ![]() AshgabatMonumento à Independência |
![]() AshgabatMonumento à Independência | ![]() AshgabatMonumento à Independência | ![]() AshgabatMonumento à Independência | ![]() AshgabatMonumento à Independência |
![]() AshgabatMonumento à Independência | ![]() AshgabatMonumento à Independência | ![]() AshgabatMonumento à Independência | ![]() AshgabatMonumento à Independência |
![]() Ashgabat | ![]() AshgabatPanteão | ![]() AshgabatPanteão | ![]() AshgabatPanteão |
![]() AshgabatPanteão | ![]() AshgabatPanteão | ![]() AshgabatPanteão | ![]() AshgabatPanteão |
![]() AshgabatPanteão | ![]() AshgabatPanteão | ![]() AshgabatMesquita de Kipchak | ![]() AshgabatMesquita de Kipchak |
![]() AshgabatMesquita de Kipchak | ![]() AshgabatMesquita de Kipchak | ![]() AshgabatMesquita de Kipchak | ![]() AshgabatMesquita de Kipchak |
![]() AshgabatMesquita de Kipchak | ![]() AshgabatMesquita de Kipchak | ![]() AshgabatMesquita de Kipchak | ![]() AshgabatMesquita de Kipchak |
![]() AshgabatMesquita de Kipchak | ![]() AshgabatMesquita de Kipchak | ![]() AshgabatMesquita de Kipchak | ![]() AshgabatMesquita de Kipchak |
![]() AshgabatMesquita de Kipchak | ![]() AshgabatMesquita de Kipchak | ![]() AshgabatMesquita de Kipchak | ![]() AshgabatMesquita de Kipchak |
![]() AshgabatMesquita de Kipchak | ![]() AshgabatMesquita de Kipchak | ![]() AshgabatMesquita de Kipchak | ![]() AshgabatMesquita de Kipchak |
![]() AshgabatMesquita de Kipchak | ![]() AshgabatMesquita de Kipchak | ![]() AshgabatMesquita de Kipchak | ![]() AshgabatMesquita de Kipchak |
![]() AshgabatMesquita de Kipchak | ![]() AshgabatMesquita de Kipchak | ![]() AshgabatMesquita de Kipchak | ![]() Fortaleza de NisaTurquemenistão |
![]() Fortaleza de NisaTurquemenistão | ![]() Fortaleza de NisaTurquemenistão | ![]() Fortaleza de NisaTurquemenistão | ![]() Fortaleza de NisaTurquemenistão |
![]() Fortaleza de NisaTurquemenistão | ![]() Ashgabat à noite | ![]() Ashgabat à noite | ![]() Ashgabat à noite |
![]() Ashgabat à noite | ![]() Ashgabat à noite | ![]() Ashgabat à noite | ![]() Ashgabat à noite |
![]() Ashgabat à noite | ![]() Ashgabat à noite | ![]() Ashgabat à noite | ![]() Ashgabat à noite |
![]() Ashgabat à noite | ![]() Ashgabat à noite | ![]() Ashgabat à noite | ![]() Ashgabat à noite |
![]() Ashgabat | ![]() AshgabatMesquita Hezreti Osman | ![]() AshgabatMesquita Hezreti Osman | ![]() AshgabatMesquita Hezreti Osman |
![]() AshgabatMesquita Hezreti Osman | ![]() AshgabatMesquita Hezreti Osman | ![]() AshgabatMesquita Hezreti Osman | ![]() AshgabatMesquita Hezreti Osman |
![]() AshgabatMesquita Hezreti Osman | ![]() AshgabatMesquita Hezreti Osman | ![]() AshgabatMesquita Hezreti Osman | ![]() AshgabatMesquita Hezreti Osman |
![]() AshgabatMesquita Hezreti Osman | ![]() AshgabatMesquita Hezreti Osman | ![]() AshgabatMesquita Hezreti Osman | ![]() AshgabatMesquita Hezreti Osman |
![]() AshgabatMesquita Hezreti Osman | ![]() AshgabatMesquita Hezreti Osman | ![]() AshgabatMesquita Hezreti Osman | ![]() AshgabatMesquita Hezreti Osman |
![]() AshgabatMesquita Hezreti Osman | ![]() Nisa, Turquemenistão | ![]() Kunya Urgench, Turquemenistão | ![]() Kunya Urgench, Turquemenistão |
![]() Kunya Urgench, Turquemenistão | ![]() Kunya Urgench, Turquemenistão | ![]() Kunya Urgench, Turquemenistão | ![]() Kunya Urgench, Turquemenistão |
![]() Kunya Urgench, Turquemenistão | ![]() Kunya Urgench, Turquemenistão | ![]() Kunya Urgench, Turquemenistão | ![]() Kunya Urgench, Turquemenistão |
![]() Kunya Urgench, Turquemenistão | ![]() Kunya Urgench, Turquemenistão | ![]() Nukus, Uzbequistão | ![]() Nukus, Uzbequistão |
![]() Mar de Aral | ![]() Mar de Aral | ![]() Mar de Aral | ![]() Mar de Aral |
![]() Mar de Aral | ![]() Mar de Aral | ![]() Mar de Aral | ![]() Mar de Aralyurt camp |
![]() Mar de Aralyurt camp | ![]() Mar de Aral | ![]() Mar de Aral | ![]() Mar de Aral |
![]() Mar de Aral | ![]() Mar de Aral | ![]() Mar de Aral | ![]() Mar de Aral |
![]() Almaty | ![]() AlmatyMuseu | ![]() AlmatyMuseu | ![]() AlmatyMuseu |
![]() Almaty | ![]() Almaty | ![]() AlmatyParque Kok-Tobe | ![]() AlmatyParque Kok-Tobe |
![]() AlmatyParque Kok-Tobe | ![]() AlmatyParque Kok-Tobe | ![]() AlmatyParque Kok-Tobe | ![]() AlmatyParque Kok-Tobe |
![]() AlmatyParque Kok-Tobe | ![]() AlmatyParque Kok-Tobe | ![]() AlmatyParque Kok-Tobe | ![]() AlmatyParque Kok-Tobe |
![]() AlmatyParque Kok-Tobe | ![]() AlmatyParque Kok-Tobe | ![]() AlmatyParque Kok-Tobe | ![]() AlmatyMemorial da Glória |
![]() AlmatyMemorial da Glória | ![]() AlmatyMemorial da Glória | ![]() AlmatyMemorial da Glória | ![]() AlmatyMemorial da Glória |
![]() AlmatyCatedral da Ascensão | ![]() AlmatyCatedral da Ascensão | ![]() AlmatyCatedral da Ascensão | ![]() AlmatyCatedral da Ascensão |
![]() AlmatyCatedral da Ascensão | ![]() AlmatyCatedral da Ascensão | ![]() AlmatyCatedral da Ascensão | ![]() AlmatyCatedral da Ascensão |
![]() AlmatyCatedral da Ascensão | ![]() AlmatyCatedral da Ascensão | ![]() AlmatyCatedral da Ascensão | ![]() AlmatyCatedral da Ascensão |
![]() AlmatyCatedral da Ascensão | ![]() AlmatyCatedral da Ascensão | ![]() AlmatyCatedral da Ascensão | ![]() AlmatyCatedral da Ascensão |
![]() AlmatyMuseu de Instrumentos Musicais | ![]() AlmatyMuseu de Instrumentos Musicais | ![]() AlmatyMuseu de Instrumentos Musicais | ![]() AlmatyMuseu de Instrumentos Musicais |
![]() AlmatyBazar Zeleny | ![]() AlmatyBazar Zeleny | ![]() AlmatyBazar Zeleny | ![]() AlmatyBazar Zeleny |
![]() AlmatyBazar Zeleny | ![]() AlmatyBazar Zeleny | ![]() AlmatyBazar Zeleny | ![]() AlmatyBazar Zeleny |
![]() Almatyshow com aves de rapina | ![]() Almatyshow com aves de rapina | ![]() Almatyarpen-denoiseshow com aves de rapina | ![]() Almatyshow com aves de rapina |
![]() Almatyshow com aves de rapina | ![]() Almatyshow com aves de rapina | ![]() Almatyshow com aves de rapina | ![]() Almatyshow com aves de rapina |
![]() Astana | ![]() Astana | ![]() Astana | ![]() Astana |
![]() Astana | ![]() Astana | ![]() Astana | ![]() Astana |
![]() AstanaTeatro Nacional | ![]() AstanaTeatro Nacional | ![]() AstanaTeatro Nacional | ![]() AstanaTeatro Nacional |
![]() AstanaTeatro Nacional | ![]() AstanaTeatro Nacional | ![]() AstanaTeatro Nacional | ![]() AstanaTeatro Nacional |
![]() AstanaTeatro Nacional | ![]() AstanaTeatro Nacional | ![]() AstanaTeatro Nacional | ![]() AstanaTeatro Nacional |
![]() AstanaTeatro Nacional | ![]() AstanaTeatro Nacional | ![]() AstanaTeatro Nacional | ![]() AstanaTeatro Nacional |
![]() AstanaTeatro Nacional | ![]() AstanaTeatro Nacional | ![]() Astana | ![]() Astana |
![]() Astana | ![]() AstanaPalácio Presidencial | ![]() AstanaBayterek Tower | ![]() AstanaBayterek Tower |
![]() AstanaBayterek Tower | ![]() Astana | ![]() AstanaBayterek Tower | ![]() Astana |
![]() Astana | ![]() AstanaBayterek Tower | ![]() AstanaBayterek Tower | ![]() Astana |
![]() Astana | ![]() Astanavista da Bayterek Tower | ![]() Astanavista da Bayterek Tower | ![]() Astanavista da Bayterek Tower |
![]() Astanavista da Bayterek Tower | ![]() Astanavista da Bayterek Tower | ![]() Astanavista da Bayterek Tower | ![]() AstanaCentro de Exposições e Congressos |
![]() AstanaCentro de Exposições e Congressos | ![]() AstanaCentro de Exposições e Congressos | ![]() AstanaCentro de Exposições e Congressos | ![]() AstanaCentro de Exposições e Congressos |
![]() AstanaCentro de Exposições e Congressos | ![]() AstanaCentro Espacial | ![]() AstanaCentro Espacial | ![]() AstanaCentro Espacial |
![]() AstanaCentro Espacial | ![]() AstanaCentro Espacial | ![]() AstanaArco do Triunfo | ![]() AstanaArco do Triunfo |
![]() Astana | ![]() Astana | ![]() Astana | ![]() Astana |
![]() AstanaGrande Mesquita | ![]() AstanaGrande Mesquita | ![]() AstanaGrande Mesquita | ![]() AstanaGrande Mesquita |
![]() AstanaGrande Mesquita | ![]() AstanaGrande Mesquita | ![]() AstanaGrande Mesquita | ![]() AstanaGrande Mesquita |
![]() AstanaGrande Mesquita | ![]() AstanaGrande Mesquita | ![]() AstanaGrande Mesquita | ![]() AstanaGrande Mesquita |
![]() AstanaGrande Mesquita | ![]() AstanaGrande Mesquita | ![]() AstanaGrande Mesquita | ![]() AstanaGrande Mesquita |
![]() AstanaGrande Mesquita | ![]() AstanaGrande Mesquita | ![]() AstanaGrande Mesquita | ![]() AstanaGrande Mesquita |
![]() AstanaGrande Mesquita | ![]() AstanaGrande Mesquita | ![]() AstanaGrande Mesquita | ![]() AstanaGrande Mesquita |
![]() AstanaGrande Mesquita | ![]() AstanaGrande Mesquita | ![]() AstanaGrande Mesquita | ![]() AstanaGrande Mesquita |
![]() AstanaGrande Mesquita | ![]() AstanaGrande Mesquita | ![]() AstanaGrande Mesquita | ![]() AstanaGrande Mesquita |
![]() AstanaGrande Mesquita | ![]() AstanaGrande Mesquita | ![]() AstanaGrande Mesquita | ![]() AstanaGrande Mesquita |
![]() AstanaGrande Mesquita | ![]() AstanaGrande Mesquita | ![]() Astana | ![]() Astana |
![]() Astana | ![]() Astana | ![]() Astana | ![]() Astana |
![]() Astana | ![]() Astana | ![]() Astana | ![]() AstanaIgreja da Assunção |
![]() AstanaIgreja da Assunção | ![]() AstanaIgreja da Assunção | ![]() AstanaIgreja da Assunção | ![]() AstanaIgreja da Assunção |
![]() AstanaIgreja da Assunção | ![]() AstanaIgreja da Assunção | ![]() AstanaIgreja da Assunção | ![]() AstanaIgreja da Assunção |
![]() AstanaIgreja da Assunção | ![]() AstanaIgreja da Assunção | ![]() AstanaIgreja da Assunção | ![]() AstanaIgreja da Assunção |
![]() AstanaIgreja da Assunção | ![]() AstanaIgreja da Assunção | ![]() AstanaIgreja da Assunção | ![]() AstanaIgreja da Assunção |
![]() AstanaIgreja da Assunção | ![]() AstanaIgreja da Assunção | ![]() AstanaIgreja da Assunção | ![]() AstanaIgreja da Assunção |
![]() AstanaIgreja da Assunção | ![]() AstanaIgreja da Assunção | ![]() AstanaIgreja da Assunção | ![]() AstanaIgreja da Assunção |
![]() AstanaIgreja da Assunção | ![]() AstanaIgreja da Assunção | ![]() AstanaIgreja da Assunção | ![]() AstanaIgreja da Assunção |
![]() AstanaIgreja da Assunção | ![]() AstanaIgreja da Assunção | ![]() AstanaIgreja da Assunção | ![]() AstanaIgreja da Assunção |
![]() AstanaIgreja da Assunção | ![]() AstanaIgreja da Assunção | ![]() AstanaMuseu militar | ![]() Astana |
![]() Astana | ![]() Astana | ![]() AstanaMuseu militar | ![]() AstanaMuseu militar |
![]() AstanaMuseu militar | ![]() AstanaMuseu militar | ![]() AstanaMuseu militar | ![]() AstanaMuseu militar |
![]() AstanaMuseu militar | ![]() AstanaMuseu militar | ![]() AstanaMuseu militar | ![]() AstanaMuseu militar |
![]() AstanaMuseu militar | ![]() AstanaPalácio da Paz e da Reconciliação | ![]() AstanaPalácio da Paz e da Reconciliação | ![]() AstanaPalácio da Paz e da Reconciliação |
![]() AstanaPalácio da Paz e da Reconciliação | ![]() AstanaPalácio da Paz e da Reconciliação | ![]() AstanaPalácio da Paz e da Reconciliação | ![]() AstanaPalácio da Paz e da Reconciliação |
![]() AstanaPalácio da Paz e da Reconciliação | ![]() AstanaPalácio da Paz e da Reconciliação | ![]() AstanaMuseu Nacional | ![]() AstanaMuseu Nacional |
![]() AstanaMuseu Nacional | ![]() AstanaMuseu Nacional | ![]() AstanaPraça da Paz | ![]() Astana |
![]() AstanaPraça da Paz | ![]() AstanaPraça da Paz | ![]() AstanaPraça da Paz | ![]() AstanaPraça da Paz |
![]() AstanaPraça da Paz | ![]() AstanaMesquita Hazrat Sultan | ![]() AstanaMesquita Hazrat Sultan | ![]() AstanaMesquita Hazrat Sultan |
![]() AstanaMesquita Hazrat Sultan | ![]() AstanaMesquita Hazrat Sultan | ![]() AstanaMesquita Hazrat Sultan | ![]() AstanaMesquita Hazrat Sultan |
![]() AstanaMesquita Hazrat Sultan | ![]() AstanaMesquita Hazrat Sultan | ![]() AstanaMesquita Hazrat Sultan | ![]() AstanaMesquita Hazrat Sultan |
![]() AstanaMesquita Hazrat Sultan | ![]() AstanaMesquita Hazrat Sultan | ![]() AstanaMesquita Hazrat Sultan | ![]() AstanaMesquita Hazrat Sultan |
![]() AstanaMesquita Hazrat Sultan | ![]() AstanaMesquita Hazrat Sultan | ![]() AstanaMesquita Hazrat Sultan | ![]() AstanaMesquita Hazrat Sultan |
![]() AstanaMesquita Hazrat Sultan | ![]() AstanaMesquita Hazrat Sultan | ![]() AstanaMesquita Hazrat Sultan |
vídeos Turquem
vídeos - Turquemenistão, Mar de Aral e Cazaquistão
Dia 1: Ashgabat
Dia 2: Ashgabat
Dia 3: Dashoguz (Turquemenistão)
Dia 4: ida para o Mar de Aral
Dia 5: Mar de Aral (no Uzbequistão)
Dia 6: Almaty (Cazaquistão)
Dia 7: Almaty
Dia 8: Astana - 1ºdia
Dia 9: Astana - 2º dia
Dia 10: Astana - 3º dia
bottom of page